Sou foda, na cama eu te esculacho.
O termo certo para definir The Devil's Double é badass, giria americana pra alguém de atitude, cheia de marra, briguenta, chata, extremo, posuda, enfim, vocês sabem. O filme é tão pop - a violência, a vibe meio Tarantino meets Danny Boyle, a trilha dançante dos anos 80, o glamour dourado cafona - que você até fica meio mal depois por estar gostando tanto e ignorando as barbaridades cometidas. Tudo isso em parte graças ao carisma de Dominic Cooper (rei, merecedor de Oscars e bem melhor com o narigão fake), aqui em papel duplo.
Não que eu seja apelativo na hora de ilustrar um post...
Mas não se deixe deslumbrar: a história é real e de acordo com o próprio Latif (ainda vivo e um dos roteristas do filme), o filme teve que amenizar muitas das coisas, caso contrário seria impossível de ser feito. Ou seja, Uday era realmente o cão. Essa entrevista aqui é bem interessante e mostra por onde anda e o que aconteceu com ele atualmente (obviamente tem spoilers).
Algumas pessoas acabam não gostando muito por se sentirem bem incomodadas e chocadas com a historia, o que não é de se espantar. Mas de tédio você não reclamará.
O Dublê do Diabo(2011) 108minTítulo Original: The Devil's DoubleDireção: Lee Tamahori Roteiro: Latif Yahia, Michael Thomas Produtores: Catherine Vandeleene, Emjay Rechsteiner, Michael John Fedun, Paul BreulsElenco: Akin Gazi (Saad Abd Al-Razzeh), Dar Salim (Azzam Al-Tikriti), Dominic Cooper (Latif Yahia / Uday Hussein), Jamie Harding (Qusay), Khalid Laith (Yassem Al-Helou), Ludivine Sagnier (Sarrab), Marama Corlett (Hennahead), Mark Mifsud (Mohammed Al Ramzi), Mem Ferda (Kamel Hannah), Mimoun Oaïssa (Ali), Nasser Memarzia (Latif's Father), Pano Masti (Said Kammuneh), Philip Quast (Saddam Hussein). Raad Rawi (Munem). Selva Rasalingam (Rokan). Stewart Scudamore (Jamal Al - Harza)Sinopse: The Devil's Double se baseia numa história real envolvendo Uday Hussein, o filho mais velho de Saddam. Desde a adolescência, Uday usou um colega de escola, Latif Yahia, como dublê. Adulto, Yahia teria passado por cirurgias plásticas para ficar mais parecido com Uday. Depois de sobreviver a 11 tentativas de assassinato contra o filho do ditador.